Pandemia COVID-19

Pandemia COVID-19
Ouça enquanto lê o artigo (listen as you read the article)
0:00
/2:12

A pandemia COVID-19 é uma pandemia em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2. A doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, mas o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano.

Existem várias estratégias para controlar um surto: contenção, mitigação e supressão. As medidas de contenção são realizadas nas primeiras fases do surto e têm por objetivo localizar e isolar os casos de infeção, além de vacinação e outras medidas para controlar a infeção para impedir que a doença se propague para o resto da população. Quando deixa de ser possível conter a propagação da doença, as medidas passam a estar focadas em atrasar e mitigar os seus efeitos na sociedade e no sistema de saúde. É possível que medidas de contenção e mitigação sejam realizadas em simultâneo. As medidas de supressão requerem que sejam tomadas medidas mais extremas para reverter a pendemia ao diminuir o número reprodutivo para menos de 1.

Entre algumas medidas de supressão tomadas em alguns países estão a quarentena de várias cidades, proibição de viagens, rastreio em massa, apoio financeiro para infetados que se auto-isolem, multas para quem desrespeitar o isolamento, criminalização do açambarcamento de material médico, e notificação compulsória de sintomas semelhantes à gripe.

Neste momento em todos os canais portugueses existem um incentivo à população para que esta fique em casa, com o mote: Fique Em Casa. Além disso, de forma a dar alguma força aos cidadãos, está a decorrer nas redes sociais o hashtag #VaiFicarTudoBem, acompanhado com um arco-íris, que é o símbolo de união.

Gramática

Em curso
A decorrer no presente

(adj.) Aguda
Doença que se pode tornar grave ou intensa

(n.) Surto
Aparecimento rápido ou aumento súbito de casos de doença

(v.) Isolar
Afastar-se do contacto com outros

(v.) Impedir
Parar algo ou alguém

Em simultâneo
Ao mesmo tempo

(n.) Açambarcamento
Reter tudo ou quase tudo para si

(n.) Incentivo
Estimular uma ação

Perguntas

Onde começou a pandemia?

  1. Tailândia
  2. China
  3. Vietnã
  4. Itália

O que não é uma estratégia para controlar o surto?

  1. simulação
  2. mitigação
  3. supressão
  4. contenção

Qual símbolo significa vai ficar tudo bem?

  1. hashtag
  2. Fique Em Casa
  3. um arco-íris
  4. o sol

Respostas

Onde começou a pandemia? - China

O que não é uma estratégia para controlar o surto? - simulação

Qual símbolo significa vai ficar tudo bem? - um arco-íris

Outros artigos

Check out our full articles list for more interesting content to help you learn and practice Portuguese from Portugal.

Don't forget to subscribe to our podcast to receive the latest article automatically in your podcast player.

Subscribe

Downloads

  • Article Audio - download (mp3) (right click and save as.. to save to your computer)
  • Podcast Episode - download (mp3) (right click and save as.. to save to your computer)

Atribuição

Our article content (grammar highlights, questions and audio) is created to assist anyone wanting to practice and learn the Portuguese language. Our article text and audio are specifically aimed towards the Portuguese language from Portugal, and not from Brazil or other Portuguese speaking countries.

Stay up to date with our latest articles by subscribing to our regular podcast. Don't miss out and subscribe today from our Podcast Page.

This article uses material from the Wikipedia article Pandemia COVID-19, which is released under the Creative Commons Attribution-Share-Alike License 3.0.

The grammar highlights, questions, and audio are provided by us (portuguesefromportugal.com) and are released under the Creative Commons License - Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International.